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Como os departamentos de RH estão adotando inteligência artificial ?


30 Jul, 2019

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De acordo com o Gartner, 23% das organizações que já trabalham com IA estão utilizando a inovação em seus setores de RH

inteligência artificial (IA) está ganhando cada vez mais espaço em diversos setores. Atualmente, há uma tendência de incorporação da tecnologia, inclusive, por parte dos líderes de Recursos Humanos para melhorar a eficiência dos departamentos e aprimorar as experiências dos colaboradores.

De acordo com o Gartner, 23% das organizações que já trabalham com IA estão utilizando a tecnologia em seus setores de RH. "Há um bom número de líderes de RH interessados em aplicar a IA em áreas como gerenciamento de talentos, prestação de serviços e gerenciamento da força de trabalho", explicou Helen Poitevin, vice-presidente de pesquisa do Gartner.

Além de mostrar a importância da utilização de novas ferramentas, a empresa de consultoria divulgou quais são os três casos de uso mais comuns da inteligência artificial na área de Recursos Humanos. Confira:

1. Recrutamento

Apesar de muitas pessoas verem a IA aplicada ao recrutamento com receio, os recrutadores estão utilizando a tecnologia para eliminar vieses humanos e agilizar os processos de contratação. Organizações com grandes volumes de candidatos, ou que procuram pessoas com habilidades específicas, devem começar a investir em tecnologias de IA.

Segundo Poitevin, a inteligência artificial é capaz de analisar e interpretar as respostas dos candidatos e prever seu grau de adequação e desempenho às vagas. Além disso, a tecnologia pode assumir tarefas administrativas repetitivas, permitindo que os recrutadores se concentrem em atividades estratégicas.

2. Programas VoE - Voice of the Employee

Os programas de análise VoE também são bastante populares entre os líderes de RH para o monitoramento do engajamento dos colaboradores. “Como exemplo, ao analisar os comentários compartilhados em uma pesquisa de engajamento de funcionários, uma organização conseguiu descobrir que a queda no engajamento de um grupo de funcionários se devia a problemas com o uniforme de trabalho - algo que podia ser corrigido direta e facilmente. Isso ajudou a organização a evitar atritos desnecessários, caros e indesejados”, disse Poitevin.

No lugar de confiar somente nas pesquisas, os profissionais de RH também estão interessados em analisar sentimentos e atitudes dos colaboradores. As novas ferramentas utilizam diversas técnicas de processamento de linguagem natural e análise textual para acompanhar a saúde organizacional. Para os especialistas, essas técnicas são importantes, principalmente, em momentos de mudanças corporativas significativas, como grandes reestruturações e chegada de novas lideranças.

3. Assistentes virtuais

Os assistentes virtuais dedicados para o RH ainda estão começando a ser adotados. No entanto, a expectativa é de que a longo prazo essas tecnologias possam executar diferentes processos, como responder questões de funcionários, fornecer insights sobre métricas e conduzir algumas etapas do fluxo de trabalho.

Atualmente, as empresas que contam com assistentes virtuais no departamento de RH estão aplicando a tecnologia em forma de chatbots para facilitar o contato com candidatos, colaboradores e clientes.

Fonte: CIO : https://cio.com.br/como-os-departamentos-de-rh-estao-adotando-inteligencia-artificial/