Memphis


Notícias

O trunfo do ERP para a tomada de decisão


13 Nov, 2020

Image


Um dos maiores desafios que os executivos enfrentam repousa na segurança para tomar decisões que provoquem os resultados esperados

Por Renato Halt*

A tomada de decisão tem conquistado um espaço contundente nas discussões sobre o meio empresarial. Organizações de portes variados encaram essa etapa do processo de gestão como decisiva para o andamento e até crescimento do negócio. Por muitos anos, profissionais elaboravam escolhas com base somente em seu retrospecto profissional, experiência adquirida do mercado e instinto pessoal. Apesar da importância de se construir uma carreira enriquecedora, independente do segmento que se está inserido, a prática mostra que fatores como os citados anteriormente não são suficientes para assegurar resultados satisfatórios.

Isso quer dizer que os profissionais não têm mais nada a contribuir para a atividade? Pelo contrário, o material humano ainda é protagonista, e sua capacidade de assimilar situações complexas e subjetivas está acima de qualquer análise técnica. Há de se destacar que a tecnologia exerce papel auxiliador nesse sentido, garantindo uma segurança indispensável nos tempos atuais.

O sistema de gestão empresarial, ou ERP, surge como a porta de entrada para a criação de uma cultura que estabeleça o ambiente necessário para decisões melhores. Pensando nisso, busquei demonstrar como essas soluções inovadoras têm efeito direto sobre o assunto em questão. Acompanhe.

Centralize e classifique as informações

A criação de uma base de dados que unifique todos os materiais disponibilizados não só facilita o acesso ao conteúdo, como proporciona uma análise agilizada de uma alta quantidade de itens. A influência desse controle previamente estabelecido incentiva o aumento da produtividade como um todo, pois atribui o devido valor a dados que são de fato relevantes.

O gestor passará a trabalhar com aditivos condizentes com o que se imagina do mercado. Se o grande objetivo é se destacar dos demais em um ambiente extremamente acirrado, o respaldo tecnológico é essencial.

Adaptação é palavra-chave

O cenário empresarial do país e do mundo está em constante evolução. Novas ideias e soluções inovadoras continuam a surgir. Isso também se estende ao mercado consumidor. O público, cada vez mais exigente e por dentro das novidades, acompanha de perto iniciativas adotadas pelas empresas. Estar preparado para suprir as necessidades que certamente surgirão é um diferencial subestimado por executivos de organizações de todos os tamanhos.

É justamente na adversidade que as dificuldades na hora da tomada de decisão ficarão escancaradas, e oferecer escolhas sem qualquer embasamento sólido ou assegurado pela máquina pode colocar o futuro do negócio em jogo.

Alto nível de geração de insights

Avaliar, diagnosticar e apontar a melhor alternativa. A lógica é aparentemente simples, mas é através da assertividade dos sistemas de gestão empresarial que os profissionais poderão lidar com situações e problemas recorrentes. Indo além da tomada de decisão voltada para questões externas, isso também reflete escolhas quanto à realidade operacional da empresa em si.

Aprimorar atividades e simplificar procedimentos é fundamental para criar uma noção de produtividade maior. Com equipes e departamentos alinhados, o espaço para a geração de insights será potencializado naturalmente. Pode-se concluir que o papel da automação nesse contexto é de mais pontualidade à participação humana.

Fonte: *Renato Halt é Co-Founder da b2finance e Head of SAP Business One

https://cio.com.br/gestao/o-trunfo-do-erp-para-a-tomada-de-decisao/